+100
Concluída

Capturar Status no Rastreio de ENTREGA EFETUADA

Juliano Catalano 2 anos atrás em Tray Commerce • atualizado 2 anos atrás 0
Hoje em outra conta minha no ML, eu uso a ferramente MD Livre...assim que os correios entregam a mercadoria para o cliente...o sistema reconhece e envia um email de Entrega Efetuada (email este que posso editar tanto mensagem quanto ASSUNTO)....fica perfeito....e a Tray nao tem isto, mesmo com uma equipe grande.,,, a ferramenta MDLivre é apenas 1 pessoa que faz...e usa a mesma API ....o lojista com esta informação pode pensar em várias ações...eu já envio email de agradecimento pela compra e encaminho o pedido de qualificação ... identificar quando a mercadoria é entregue é muito bom...dá muitas possibilidades para o lojista....hoje a forma de pedir qualificação na tray, do disparo do email nao é correto, pois nem sabemos se a mercadoria foi entregue e tambem nao sabemos se entregou e já aparece Finalizado....com isto resolveria muitos problemas....uma simples mudanã que facilitaria demais..novamente...a MDLivre faz tudo isto com apenas 1 desenvolvedor, acredito que se a Tray quiser..tem pessoal e capacidade para fazer isto...no aguardo..obrigado

Resposta

Resposta
Obrigado por sua sugestão.

Anteriormente, quando um pedido era despachado e os dados de envio inclusos na plataforma, o status do pedido era alterado para "AGUARDANDO QUALIFICAÇÃO" (se a compra tem origem do MercadoLivre), "AGUARDANDO VALE POSTAL" (se o pedido foi comprado usando o Sedex a Cobrar) ou "FINALIZADO" (demais situações).

Com esta melhoria concluída, o pedido terá o status alterado para "ENVIADO". Após isso passaremos a monitorar a entrega como já é feito atualmente e, quando o pedido for entregue, o status mudará para os acima como já temos hoje ("AGUARDANDO QUALIFICAÇÃO", "AGUARDANDO VALE POSTAL", "FINALIZADO"). Ou seja, apenas foi adicionado um novo status intermediário e que quando o pedido for entregue voltará ao fluxo normalmente. Se por ventura algum problema ocorrer com a entrega (roubo de carga, produto avariado etc), o status será alterado para "PROBLEMAS NA ENTREGA" e uma notificação será disponibilizada ao lojista na adm para que possa atuar sobre o pedido.

Lembrando que estas mudanças se aplicam somente se:
- A forma de envio for alguma disponibilizadas na plataforma e relacionada aos Correios;
- A atualização do status ocorrerá somente se o pedido estiver como ENVIADO.

Em caso de dúvidas, contate nosso time: http://atendimento.tray.com.br
Operando com o Mercado Livre em vendas sem MERCADO ENVIOS temos um problema de DESCOMPASSO de tempo entre a data das ENTREGAS e a data em que o Comprador fará a QUALIFICAÇÃO.

Isso reflete na indisponibilidade do dinheiro no Mercado Pago, mesmo que a entrega tenha ocorrido até 20 dias antes ao Comprador.

Após informar o RASTREIO no Mercado Livre (e no Tray), muitas encomendas são entregues em 1 a 3 dias, mas o comprador não qualifica o vendedor imediatamente, deixando o dinheiro do Mercado Pago bloqueado vários dias por não ter sido notificado da necessidade de qualificar.

Precisaríamos que o Sistema TRAY usasse o código do RASTREIO já informado e RASTREASSE a cada 24 horas (ou sob comando do usuário) e quando o status da ENTREGA aparecesse nos Correios como ENTREGUE, o Vendedor dispararia através do WORKFLOW um PEDIDO DE QUALIFICAÇÃO.

O problema atual reside no fato de que o sistema TRAY esta preparado para PEDIR A QUALIFICAÇÃO A CADA XX DIAS, não levando em consideração os seguintes fatos:

- , o sitema dispara a SOLICITAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO sem saber se o Comprador RECEBEU a encomenda, o que faz com que o Comprador receba a solicitação até 3 vezes SEM TER RECEBIDO A ENCOMENDA (para encomendas longas de PAC e para NORTE E NORDESTE). Isso provoca a qualificação ANTECIPADA como NEGATIVO ou NEUTRO, porque compradores inexperientes recebem o e-mail e qualificam como NÃO CONCRETIZADA, ou NEUTRO, ou NEGATIVO, sem entender que "deveriam esperar";

- alguns Compradores RECEBEM NO DIA ÚTIL SEGUINTE À COMPRA, ou em 2, 3, 4 dias (casos de entregas por SEDEX ou próximas do Vendedor). Mas, o sistema Tray disparará o e-mail até 4 a 6 dias depois do recebimento, perdendo-se vários dias;

- se eu marco para enviar SOLICITAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO em 7 dias e o comprador receber no 8º dia, corro o risco de já ter sido qualificado no sétimo dia como Neutro ou Negativo, ou o cara ir me qualificar no 14º dia porque é quando ele vai receber a próxima mensagem.

Perde-se muito com qualificações precipitadas ou demora no recebimento do Mercado Pago, pois sem qualificação não temos como receber o dinheiro logo após a entrega e qualificação.

Att.
Maria
uso em outra em outra plataforma e fica perfeito
É essencial esta funcionalidade. Também utilizo o MDlivre e pude notar inclusive uma melhora nas qualificações dos clientes, que se sentem mais "acolhidos" por assim dizer.
Outra funcionalidade (que também tem no MDlivre) é informar ao cliente cada alteração no status do pacote. Isso deixa o cliente muito tranquilo, evita contatos desnecessário perguntando sobre a compra.
Que bom que pensaram nisto, é fundamental!!!
será que vai demorar para implementar esta melhoria ?
perfeito, uso MDLivre e tem isto, ajuda muito com as açõe pós venda.
aguardando para modificar meu workflow, vai ficar ótimo agora
Esta ideia é excelente, porém limita muito o lojista com mais de um marketplace.
Poderiam aplicar este processo apenas quando fosse inserido o código de rastreamento no pedido.
Pois vejam, todos os pedidos caem no painel já com o status "A Enviar", se precisar utilizar uma fluxo interno como:
"A enviar" > "Enviado a Expedição" > "Nota Fiscal Emitida" ou qualquer outro fluxo, para então inserir ó código de rastreamento eu perco neste pedido a utilização deste nova ferramente de rastreio, simplesmente porque alterei alguns status no pedido após o inicial "A Enviar".

Minha sugestão é: Somente após a inserção do código de rastreio no pedido o processo da ferramenta ocorra normalmente, independente do status anterior.
Resposta
Obrigado por sua sugestão.

Anteriormente, quando um pedido era despachado e os dados de envio inclusos na plataforma, o status do pedido era alterado para "AGUARDANDO QUALIFICAÇÃO" (se a compra tem origem do MercadoLivre), "AGUARDANDO VALE POSTAL" (se o pedido foi comprado usando o Sedex a Cobrar) ou "FINALIZADO" (demais situações).

Com esta melhoria concluída, o pedido terá o status alterado para "ENVIADO". Após isso passaremos a monitorar a entrega como já é feito atualmente e, quando o pedido for entregue, o status mudará para os acima como já temos hoje ("AGUARDANDO QUALIFICAÇÃO", "AGUARDANDO VALE POSTAL", "FINALIZADO"). Ou seja, apenas foi adicionado um novo status intermediário e que quando o pedido for entregue voltará ao fluxo normalmente. Se por ventura algum problema ocorrer com a entrega (roubo de carga, produto avariado etc), o status será alterado para "PROBLEMAS NA ENTREGA" e uma notificação será disponibilizada ao lojista na adm para que possa atuar sobre o pedido.

Lembrando que estas mudanças se aplicam somente se:
- A forma de envio for alguma disponibilizadas na plataforma e relacionada aos Correios;
- A atualização do status ocorrerá somente se o pedido estiver como ENVIADO.

Em caso de dúvidas, contate nosso time: http://atendimento.tray.com.br

Desenvolvido por UserEcho